a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Cases

Control Construções

Aplicação de Negócio crítica na Nuvem da AWS, com camada especializada de serviços integrada

SOBRE A CONTROL CONSTRUÇÕES

Criada em 1999, a Control se tornou uma empresa especializada em construção e prestação de serviços no setor elétrico. Movidos pelo desafio de fazer parte de uma das melhores empresas em seu campo de atuação, contam com um time de profissionais capacitados para realizar as demandas com excelência e transparência. Priorizam o respeito aos clientes e às regras contratuais estabelecidas, garantindo qualidade na prestação dos serviços, dentro das premissas e princípios de qualidade, baseados na Missão Vissão e Valores.

DESAFIO DO CASO

Em 2017, a Control Construções decidiu que, para entregar uma maior disponibilidade e elasticidade da sua principal aplicação de negócio — o TOTVS Protheus — precisaria migrar para a Nuvem. Após uma avaliação das soluções disponíveis no mercado, optou pela AWS. Entretanto, após algumas tentativas frustradas de migrar para a nuvem, a empresa buscou a Valcann para apoia-los nessa trajetória. O desafio era grande: além de superar algumas incompatibilidades que surgiram com a tecnologia de banco de dados, precisava-se garantir que seria igualmente entregue uma camada de serviços especializada não somente na infraestrutura da AWS, mas da aplicação TOTVS Protheus.

SOLUÇÃO PROPOSTA

A solução proposta pela Valcann foi, inicialmente, migrar a estrutura para a AWS exatamente como ela estava no ambiente on premises da Control, ou seja, lift and shift. Com essa fase preliminar de replicação exata do ambiente on premises, foi possível mapear e identificar todos os gaps apresentados quando comparada com a arquitetura otimizada e redesenhada (utilizando, por exemplo, o serviço de banco de dados AWS RDS), sem necessariamente gerar indisponibilidade do ambiente local — ainda em produção na oportunidade. Com todos os gaps mapeados em um amplo processo de validação em conjunto com o cliente, foi finalizada a versão otimizada da arquitetura (TO BE), implementando serviços como EC2, RDS, S3, GuardDuty, CloudWatch, entre outros.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Em pouco mais de um mês de projeto, foi estabelecida a janela de corte e a aplicação de negócio da Control passou a operar 100% na AWS, porém, totalmente integrada com o ambiente local da empresa, configurando assim uma arquitetura de nuvem híbrida. Entre os resultados alcançados, podem-se destacar:

– Aumento dos índices de disponibilidade da aplicação;
– Elasticidade da infraestrutura da aplicação;
– Redundância de serviços;
– Integração do ambiente de Cloud com o ambiente on premises;
– Política de continuidade (backup, restore e disaster recovery) implementada;
– Camada de serviços integrada, especializada para a aplicação TOTVS Protheus.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento