a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Cases

Boris Berenstein transforma modelo de armazenamento de exames e informações de pacientes com automatização na nuvem AWS

O Grupo Boris Berenstein Medicina Diagnóstica, parte da rede Dasa de saúde integrada, oferece o mais completo e atualizado serviço de diagnóstico por imagem, contando com mais de 400 tipos de exames dentro das especialidades: Raio x, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassom, entre outros.

O desafio

Pela variedade de exames oferecidos e a quantidade de pacientes que visitam suas unidades em busca de excelência em serviços diagnósticos, o grupo tem altas demandas de storage de dados e proteção das informações armazenadas.

Com o crescimento exponencial dos negócios, o cenário de armazenamento on premises tornou-se insustentável. Aumentar a capacidade de storage local nas unidades traria grande impacto em custos, não garantiria o atendimento das regras definidas de compliance nem protegeria as informações sensíveis de acordo com o que é exigido pela Lei Geral de Proteção de Dados.

O Centro Diagnóstico Boris Berenstein necessitava de uma solução escalável de storage para facilitar o recebimento, crescimento e segurança das informações. Além disso, havia o desejo por uma forma automatizada de ajuste no volume de armazenamento, com a possibilidade de aumento da capacidade sem a necessidade de intervenção humana.

Como a Valcann ajudou Grupo Boris Berenstein em suas necessidades de storage de dados

Para ter mais visibilidade do ambiente do Grupo Boris Berenstein, a Valcann, parceira Amazon Web Services e especialista em Cloud Intelligence, seguiu uma sequência de captação de informações do fluxo das unidades, estudo do cenário ali encontrado e o desenvolvimento de estimativas com a criação de sugestão de solução para o desafio do cliente.

Os especialistas da Valcann consideraram uma massa de dados inicial de 15TB, com crescimento de cerca 1,5TB a cada mês. Ao final de um ano, esse volume de dados pularia para 33TB. A solução apresentada foi o Amazon S3 Intelligent-Tiering, um armazenamento em nuvem que proporciona economia automática de custos de armazenamento quando os padrões de acesso aos dados mudam, sem impacto de desempenho ou overhead operacional. Ao mover automaticamente os dados para a camada mais econômica quando seu acesso é reduzido, o S3 Intelligent-Tiering otimiza custos de armazenamento, além de tornar o processo escalável e automatizado, como o cliente buscava.

A Valcann fez a implementação dessa infraestrutura de armazenamento de objetos na nuvem da AWS, integrando-a à plataforma de gerenciamento de imagens Philips PACS já utilizada pelo Centro Diagnóstico Boris Berenstein. Nesse fluxo, foi importante garantir a comunicação efetiva da interface do cliente com o Amazon S3, para que não houvesse perda de informação no decorrer da implementação do projeto.

Benefícios e resultados obtidos

A solução implementada realiza, de maneira autônoma e ágil, o processo de gerenciamento de informações recebidas dos equipamentos de imagem e diagnóstico em todas as unidades. O monitoramento do acesso aos dados ao longo dos dias cria um fluxo para movê-los para classes de armazenamento com menor custo; após um período de 90 dias sem acesso, as informações são enviadas para uma classe chamada de “fria” ou “glacier” — a de custo mais baixo de storage.

Mesmo estando nesta camada, a recuperação dos arquivos se dá em questão de segundos. Não há perda de dados e a gestão entre as classes é feita completamente sem intervenção humana. Como resultado, há uma importante redução de custos com storage sem prejuízo à qualidade dos serviços nem à agilidade nos atendimentos aos pacientes do Centro Diagnóstico Boris Berenstein. Em pouco mais de um ano de operação, o grupo já armazena mais de 17.7 TB de informações no serviço de S3, com mais de 60 milhões de dados salvos.

Quando é necessário aumentar a capacidade de armazenamento, o cliente consegue, facilmente, adicionar mais do serviço S3. Não há nenhuma necessidade de investimento em hardware ou tempo de espera para receber equipamentos ou instalar complementos.

Sobre a Valcann

A Valcann é parceira oficial da AWS, com expertise técnica comprovada no nível Advanced do AWS Partner Network. Somos especialistas em Cloud Computing, com ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS), soluções em CloudOps, automação e orquestração de Nuvem. Nossa prática é baseada no amplo conhecimento da equipe Valcann, que, além de larga experiência profissional e técnica, possui mais de 20 certificações Amazon Web Services.

Sobre o Centro Diagnóstico Boris Berenstein

O Grupo Boris Berenstein Medicina Diagnóstica, parte da rede Dasa de saúde integrada, oferece o mais completo e atualizado serviço de diagnóstico por imagem, contando com mais de 400 tipos de exames dentro das especialidades: Raio x, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Ultrassom, entre outros.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento