a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Cases

Fiabesa Guararapes

Migração completa para a nuvem da AWS

SOBRE A FIABESA GUARARAPES

Fundada em 1997, na cidade de Jaboatão dos Guararapes — PE, a Fiabesa alia experiência e profissionalismo, no atendimento dos mais exigentes critérios de qualidade e especificações técnicas do mercado. Investindo na segurança, na qualidade de vida e na capacitação de seus funcionários, através de um amplo programa de benefícios e treinamentos, possuem a Certificação da ISO 9001:2015, BPF e adotam os padrões de Boas Práticas de Fabricação e APPCC — Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. Combinando tecnologia, foco no cliente, gestão de pessoas e responsabilidade sócio-ambiental, para oferecem soluções integradas em embalagens flexíveis de ráfia com qualidade. A sua unidade fabril possui área construída de 22.000m² e conta com o apoio de mais de 900 colaboradores. Somente uma empresa com mais de 20 anos de atuação no mercado consegue praticar a transparência nos processos, atuando de forma ética para buscar a cada dia a evolução indispensável para o atendimento contínuo das necessidades de seus clientes.

DESAFIO DO CASO

A Fiabesa tinha como objetivo simplificar toda a sua infraestrutura de tecnologia. A empresa contava com uma infraestrutura já obsoleta de servidores IBM Series X, virtualizados com VMWare ESXi. Entre dezenas de máquinas virtuais, ambiente heterogêno de banco de dados — Oracle, SQL Server e MySQL — e sistemas legados. Entretanto, o principal desafio era garantir que o seu ERP — TOTVS Protheus — tivesse alta disponibilidade, segurança e resilência.

SOLUÇÃO PROPOSTA

A solução proposta foi construída com um roadmap de três fases:

  1. Planejar: nesta fase foram realizados estudos de dimensionamento, avaliação de cargas de trabalho, inventário de aplicações e padrões de comportamento de ambiente (tanto em nível técnico como de negócio). Consideraram-se, também, aspectos de disponibilidade e criticidade: como trata-se de uma indústria, sua operação é 24 x 7. O roadmap considerou um plano de implementação baseado em criticidade: na primeira onda seriam migrados os serviços de baixa criticidade (sistemas legados e serviços tecnologia, como Active Directory e File Server), na segunda onda os de média criticidade (sistemas verticais de negócio) e na terceira onda, de alta criticidade (ERP).
  2. Construir: com o roadmap proposto, cada uma das fases foi sendo executada. A fase de construção previa o provisionamento dos recursos na nuvem da AWS, migração de dados e estruturas para a nuvem e homologação do ambiente.
  3. Executar: os serviços e aplicações homologados entravam em produção e eram monitorados para melhoria contínua.

Toda a solução construída baseou-se nas boas práticas de arquitetura da Amazon Web Services, o framework AWS Well-Architected. Com esse arcabouço, foi possível garantir que todos os pilares do modelo fossem considerados quando projetada a arquitetura.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Ao longo de um ano, todas as fases e ondas do projeto foram executadas com sucesso. O ambiente on premises foi descontinuado e toda a operação e carga de trabalho de tecnologia da empresa passou a operar baseada na Amazon Web Services, com todo o backend de gerenciamento e monitoramento (NOC) da infraestrutura sendo mantida pela Valcann. Dentre os principais resultados deste projeto, pode-se destacar:

– Elasticidade da infraestrutura da aplicação;
– Redundância de serviços;
– Política de continuidade (backup, restore e disaster recovery) implementada;
– Autonomia da equipe interna na administração do ambiente de infraestrutura;
– Camada de serviços integrada.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento