a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Cases

Neurotech reformula suas rotas de API para serviços relacionados a sistemas de crédito e seguro com o API Gateway da AWS

A Neurotech é pioneira na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data com foco nos segmentos de crédito, varejo, seguros e mercado financeiro.

O desafio: rotas mal configuradas e falta de gerenciamento

Ao longo de suas mais de duas décadas de história, a Neurotech desenvolveu milhares de soluções de Inteligência Artificial para seus clientes. Além de agilidade e precisão, inovação e segurança são essenciais para os fluxos da empresa.

Quando a Valcann entrou em cena, a Neurotech já usava anteriormente o Amazon API Gateway para serviços relacionados a sistemas de crédito e seguro. No entanto, sua implementação havia sido feita de forma errônea, com rotas mal configuradas e mal gerenciadas.

Nossos especialistas encontraram um cenário com mais de 100 rotas configuradas, com direito a subr-rotas e ainda rotas proxy dentro das sub-rotas. Além dessa configuração inadequada, o ambiente da Neurotech mostrava rotas que não estavam mais em uso, o que dificultava ainda mais o gerenciamento que, até ali, era feito manualmente.

De acordo com a própria Neurotech, seus desafios eram:

  • Gerenciar o acesso (autenticação) e uso da API
  • Gerenciar rollout para múltiplos destinos (EC2, EKS e Lambdas)
  • Simplificar atividades de forma versionada e com rastreabilidade

No início do projeto, havia apontamentos para máquinas EC2 On Demand, Lambas e cluster EKS. Hoje em dia, o cliente usa o VPC Proxy do tipo VPC Link para os sistemas mencionados e roteia as requisições via NLB para Pods rodando em cluster EKS.

Como a Valcann ajudou a Neurotech a simplificar rotas e facilitar a gestão do seu ambiente

O primeiro passo da Valcann para a Neurotech foi definir rotas base separadas por serviço, onde a integração apontaria para /credito, ou /seguro ou Lambda. Também foi definida uma rota proxy como sub-rota para estas bases, eliminando, assim, as várias sub-rotas desnecessárias previamente configuradas.

Para lidar com o desafio de gerenciamento de acesso e requisições, foi implementado o uso de API Keys e Usage plans, ferramentas nativas do próprio API Gateway.

Pensando em simplificar atividades, facilitar a gestão das múltiplas rotas e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente facilmente replicável, foi feita a opção pela refatoração do ambiente com uma ferramenta de infraestrutura como código. Esse apoio foi dado pela solução Terraform.

Benefícios e resultados obtidos: Gerenciamento simplificado e desafios superados

Com a simplificação da quantidade de rotas configuradas e uso de uma solução para gerenciar o ambiente, a Valcann possibilitou o ajuste de problemas de rollout e rollback que eram dificultados no modelo anterior de gerenciamento manual.

O ambiente da Neurotech também se tornou facilmente replicável para testes.

Os próximos passos incluem o auxílio para gerenciar as múltiplas API Keys e Usage Plans do API Gateway.

Sobre a Valcann

A Valcann é parceira oficial da AWS, com expertise técnica comprovada no nível Advanced do AWS Partner Network. Somos especialistas em Cloud Computing, com ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS), soluções em CloudOps, automação e orquestração de Nuvem. Nossa prática é baseada no amplo conhecimento da equipe Valcann, que, além de larga experiência profissional e técnica, possui mais de 20 certificações Amazon Web Services.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é pioneira na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data com foco nos segmentos de crédito, varejo, seguros e mercado financeiro. Há mais de 20 anos, essa empresa 100% brasileira une a riqueza dos dados com trabalho especializado e tecnologia para levar inovação na análise de crédito, riscos e seguros.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento