a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Tecnologia

Como os benefícios da Nuvem são potencializados em momentos de crise

Além do trabalho remoto, as características de elasticidade e infraestrutura de alta disponibilidade são as mais relevantes para contextos como o atual

17 de março de 2020

por Carlos Diego Cavalcanti (CTO na Valcann)

Com o avanço do novo coronavirus — o COVID 19 — as ações de contenção avançam com o objetivo de reduzir o número de novas infecções. Países fora do epicentro de contágio — incluindo o Brasil — já registram os primeiros casos de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, entra-se em uma nova fase da estratégia, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população. As autoridades de saúde têm reforçado as recomendações para evitar a disseminação da doença, sendo uma das principais delas, a redução do contato social.

Neste sentido, o trabalho remoto tem sido recomendado como uma das primeiras medidas a serem adotadas pelas empresas, com o objetivo de apoiar na contenção ao contágio e, principalmente, preservar a saúde de seus profissionais. Contudo, a prática do trabalho remoto ainda é um desafio para muitas empresas, especialmente no Brasil. Em partes, este desafio está relacionado a aspectos culturais. Contudo, majoritariamente, o principal entrave encontrado pelas empresas refere-se a sua infraestrutura de tecnologia.

“A prática do trabalho remoto ainda é um desafio para muitas empresas, especialmente no Brasil. Em partes, este desafio está relacionado a aspectos culturais. Contudo, majoritariamente, o principal entrave encontrado pelas empresas refere-se a sua infraestrutura de tecnologia.”

Invariavelmente, as empresas adotam modelos de tecnologia orientados a padrões estáticos de infraestrutura, os quais normalmente são encontrados em ambientes on premises. Ou seja, toda a sua infraestrutura de tecnologia está concentrada em um só lugar, o qual, a depender da demanda, pode não suportar uma carga de trabalho integralmente remota. Além disso, a grande maioria das empresas não possui conectividade suficiente para receber um fluxo de acesso externo intenso, como o ocasionado em um cenário como o atual — onde toda a força de trabalho da empresa passa a consumir os serviços de tecnologia remotamente, fora das instalações da empresa (local este onde normalmente estão localizados os serviços de computação, como servidores, bancos de dados e etc).

Além do desafio da viabilidade do trabalho remoto, possivelmente o maior desafio das empresas em momentos de crise como esse, passa a ser o econômico. Os fluxos de receita diminuem, entretanto, os custos se mantém, criando um cenário propenso para uma derrocada dos negócios.

Em contextos como este, onde a diminuição do volume das operações é iminente e inevitável, fica evidenciado como os modelos de infraestruturas estáticas são ineficientes para lidar com a realidade cada vez mais volátil do mercado.

E engana-se quem acredita que apenas as infraestruturas on premises estão sujeitas a essa realidade. Mesmo em contextos de hosting — onde, basicamente, há locação de capacidade computacional estática pré dimensionada — ou de clouds privadas — no qual, de igual forma, há uma pré alocação de recursos, os quais não são integralmente consumidos — ocorre esse cenário de superalocação de recursos e, por consequência, desperdício.´

A adoção de computação em nuvem como serviço, como a Amazon Web Services, possibilita a rápida resposta a cenários de volatilidade da demanda, necessidade de conectividade global, mudança de modelo de custeio e de negócios e criação de novos canais de vendas.

Seis vantagens da Computação em Nuvem

https://docs.aws.amazon.com/pt_br/whitepapers/latest/aws-overview/six-advantages-of-cloud-computing.html

Despesas de capital comercial para despesas variáveis — Em vez de ter que investir pesadamente em data centers e servidores antes de saber como usá-los, você pode pagar apenas quando consumir recursos de computação e pagar apenas por quanto consome.

Beneficie-se de enormes economias de escala — ao usar a computação em nuvem, você pode obter um custo variável mais baixo do que pode obter por conta própria. Como o uso de centenas de milhares de clientes é agregado na nuvem, fornecedores como a AWS podem obter economias de escala mais altas, o que se traduz em preços mais baixos conforme o uso.

Pare de adivinhar a capacidade — elimine a adivinhação das necessidades de capacidade de infraestrutura. Quando você toma uma decisão de capacidade antes de implantar um aplicativo, geralmente acaba sentado em recursos ociosos caros ou lidando com capacidade limitada. Com a computação em nuvem, esses problemas desaparecem. Você pode acessar a quantidade necessária ou a capacidade necessária e aumentar e diminuir conforme necessário, com apenas alguns minutos de antecedência.

Aumente a velocidade e a agilidade — em um ambiente de computação em nuvem, os novos recursos de TI estão a apenas um clique de distância, o que significa que você reduz o tempo para disponibilizar esses recursos para os desenvolvedores de semanas para apenas alguns minutos. Isso resulta em um aumento dramático na agilidade da organização, uma vez que o custo e o tempo necessários para experimentar e desenvolver são significativamente menores.

Pare de gastar dinheiro executando e mantendo data centers — concentre-se em projetos que diferenciam seus negócios, não na infraestrutura. A computação em nuvem permite que você se concentre em seus próprios clientes, e não no trabalho pesado de servidores de rack, empilhamento e alimentação.

Torne-se global em minutos — implante facilmente seu aplicativo em várias regiões do mundo com apenas alguns cliques. Isso significa que você pode fornecer menor latência e uma melhor experiência para seus clientes a um custo mínimo.

A Valcann (www.valcann.com.br), parceira de consultoria da Amazon Web Services, tem apoiado as empresas na trajetória para a Nuvem e em como responder adequadamente em momentos como o atual sob a perspectiva de tecnologia. Saiba mais como podemos apoiar a sua empresa, com o Valcann Cloud Migration, solução para Planejamento, execução e otimização de estratégias de migração para a Nuvem, desde a construção da jornada de adoção de Nuvem, plano de execução e migração.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento