Para entender sobre o assunto, é preciso saber sobre os tipos de serviços de computação em nuvem. São três modelos principais, cada um oferecendo aos clientes diferentes níveis de suporte e flexibilidade. Há também alguma sobreposição entre os três, então pode ficar um pouco confuso ao tentar entender o que todos eles significam.
Os serviços são, esporadicamente, conhecidos como ‘pilha’ de computação em nuvem, afinal, normalmente, são construídos um em cima do outro. Saber o que é cada um deles e como funcionam, irá lhe dar uma noção sobre qual o serviço mais adequado às suas necessidades e exigências. Neste post, a gente vai falar sobre IaaS — Infraestrutura como Serviço.
A IaaS é um serviço conhecido como computação utilitária, ou seja, é a entrega sob demanda de infraestrutura de computação. Quer dizer que tudo, sejam sistemas operacionais ou armazenamento, redes e componentes, podem ser terceirizados para uma empresa ou serviço de computação em nuvem. Seja um indivíduo ou empresa, você pode comprar o que precisa em um modelo de pagamento que vai se adequar ao seu uso.
A forma mais simples de computação em nuvem IaaS é a hospedagem na web comum. E como funciona? É possível pagar uma taxa mensal ou por megabyte/gigabyte para que uma empresa hospede seus arquivos. A Infraestrutura como Serviço é uma opção bastante flexível, pois permite ao usuário customizar a infraestrutura do ambiente computacional. Da hospedagem na web à análise de big data, a IaaS cobre todo o espectro.
Sobre a Valcann — A Valcann é parceira oficial da AWS, com expertise técnica comprovada no nível Advanced do AWS Partner Network. Somos especialistas em Cloud Computing, com ofertas de Infraestrutura como Serviço (IaaS), soluções em CloudOps, automação e orquestração de Nuvem. Nossa prática é baseada no amplo conhecimento da equipe Valcann, que, além de larga experiência profissional e técnica, possui mais de 20 certificações Amazon Web Services.