Computação em nuvem pra lá, cloud computing pra cá. Salva na nuvem alí! Faz backup na cloud aqui… Afinal, o que danado é isso que tanta gente fala hoje em dia? Bom, para início de conversa, você vive nas nuvens e nem sabe. Não, calma, não estamos dizendo que você é uma pessoa distraída. Mas, se usa um e-mail, canal de streaming para assistir a um filme, o aplicativo Fotos do seu smartphone ou fez alguma compra on-line… parabéns, seja bem-vindo ao mundo da cloud computing.
Na verdade, não há nada de novo. O conceito entrou em sua vida e você nem se deu conta. Muitos aspectos da vida cotidiana foram alterados e transformados por esta solução digital inovadora. Mesmo que a computação em nuvem não seja uma novidade, foi somente nos últimos anos que as empresas começaram a recorrer a ela. Para muitos indivíduos, o mundo da computação em nuvem permanece confuso. Há quem diga que a nuvem é um lugar no espaço on-line, um local virtual onde os arquivos estão armazenados. Sim, é bem isso mesmo.
E o que é computação em nuvem? — Em poucas palavras, a computação em nuvem é um serviço de entrega de recursos de computação onde são guardados os dados de pessoas e empresas. Ao mover um arquivo ou dado para a nuvem, significa que os recursos são gerenciados por um provedor terceirizado. Basicamente é um servidor acessado através da internet, onde você transita informações, tal qual o e-mail, o drive e tudo que é acessado remotamente.
A cloud fez com que as pessoas não precisassem mais se preocupar com discos rígidos, main-frames ou onde qualquer um desses hardwares e softwares está localizado. Estar na nuvem é metafórico, é o mesmo que estar acessando a internet, usando um servidor virtual. Antes, era necessário ter um servidor físico nas empresas para armazenar os arquivos. Isso, agora, é coisa do passado. Pelo menos deveria ser!
De uma maneira ou de outra, essa transformação de software e hardware local para um recurso remoto em rede fez com que as empresas não precisassem mais se preocupar em investir em mão de obra, experiência ou capital para a manutenção desses recursos. Foi gerada uma infinidade de empresas de computação em nuvem, incluindo players importantes como AWS. E de startups a organizações estabelecidas, a computação em nuvem ajudou a otimizar custos e aumentar as ofertas. Isso ocorre porque eles não exigem mais hardware e software extra.