a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Tecnologia

Essa tal de computação em nuvem

Computação em nuvem pra lá, cloud computing pra cá. Salva na nuvem alí! Faz backup na cloud aqui… Afinal, o que danado é isso que tanta gente fala hoje em dia? Bom, para início de conversa, você vive nas nuvens e nem sabe. Não, calma, não estamos dizendo que você é uma pessoa distraída. Mas, se usa um e-mail, canal...

14 de novembro de 2022

Computação em nuvem pra lá, cloud computing pra cá. Salva na nuvem alí! Faz backup na cloud aqui… Afinal, o que danado é isso que tanta gente fala hoje em dia? Bom, para início de conversa, você vive nas nuvens e nem sabe. Não, calma, não estamos dizendo que você é uma pessoa distraída. Mas, se usa um e-mail, canal de streaming para assistir a um filme, o aplicativo Fotos do seu smartphone ou fez alguma compra on-line… parabéns, seja bem-vindo ao mundo da cloud computing.

Na verdade, não há nada de novo. O conceito entrou em sua vida e você nem se deu conta. Muitos aspectos da vida cotidiana foram alterados e transformados por esta solução digital inovadora. Mesmo que a computação em nuvem não seja uma novidade, foi somente nos últimos anos que as empresas começaram a recorrer a ela. Para muitos indivíduos, o mundo da computação em nuvem permanece confuso. Há quem diga que a nuvem é um lugar no espaço on-line, um local virtual onde os arquivos estão armazenados. Sim, é bem isso mesmo.

E o que é computação em nuvem? — Em poucas palavras, a computação em nuvem é um serviço de entrega de recursos de computação onde são guardados os dados de pessoas e empresas. Ao mover um arquivo ou dado para a nuvem, significa que os recursos são gerenciados por um provedor terceirizado. Basicamente é um servidor acessado através da internet, onde você transita informações, tal qual o e-mail, o drive e tudo que é acessado remotamente.

A cloud fez com que as pessoas não precisassem mais se preocupar com discos rígidos, main-frames ou onde qualquer um desses hardwares e softwares está localizado. Estar na nuvem é metafórico, é o mesmo que estar acessando a internet, usando um servidor virtual. Antes, era necessário ter um servidor físico nas empresas para armazenar os arquivos. Isso, agora, é coisa do passado. Pelo menos deveria ser!

De uma maneira ou de outra, essa transformação de software e hardware local para um recurso remoto em rede fez com que as empresas não precisassem mais se preocupar em investir em mão de obra, experiência ou capital para a manutenção desses recursos. Foi gerada uma infinidade de empresas de computação em nuvem, incluindo players importantes como AWS. E de startups a organizações estabelecidas, a computação em nuvem ajudou a otimizar custos e aumentar as ofertas. Isso ocorre porque eles não exigem mais hardware e software extra.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento