O uso dos serviços de cloud computing é uma tendência mundial. E, no Brasil, ela vem crescendo exponencialmente. A tecnologia se utiliza da abstração de serviços computacionais acessíveis pela internet.
O termo cloud computing ganhou popularidade em 2006, por ocasião da Amazon Web Services criar os serviços Simple Storage Service (S3) e o Elastic Compute Cloud (EC2). De lá pra cá, sua popularidade só vem crescendo. Hoje, a computação na nuvem tomou proporções mundiais e está em franca ascensão, crescendo vertiginosamente, principalmente, após a pandemia do Covid-19, que gerou investimentos bilionários no setor. No Brasil, esse crescimento não foi diferente, atingindo o ranking da 18ª colocação internacional.
Estudos apontam que até o final deste ano (2020) o uso da cloud computing deve crescer 35,5%. Uma nova pesquisa da TIC Empresas revelou que o uso de softwares na nuvem teve um salto de 20% para 27%, entre 2017 e 2019, atingindo um indicativo positivo. E tudo isso porque a plataforma oferece agilidade e oportunidade de expansão dos negócios, inclusive no e-commerce, segmento que cresceu bastante durante a pandemia. Esse novo cenário mudou totalmente a forma de nos relacionarmos com sistemas remotos. Sobretudo, porque o acesso a esta tecnologia fez crescer o surgimento de novos negócios no mercado.

A Valcann (www.valcann.com.br), parceira de consultoria da Amazon Web Services, tem apoiado as empresas na trajetória para a Nuvem e em como responder adequadamente em momentos como o atual sob a perspectiva de tecnologia. Saiba mais como podemos apoiar a sua empresa, com o Valcann Cloud Migration, solução para Planejamento, execução e otimização de estratégias de migração para a Nuvem, desde a construção da jornada de adoção de Nuvem, plano de execução e migração.