a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Tecnologia

AWS Well-Architected e os cinco pilares

Para que o entendimento do trabalho de arquitetura em nuvem fique mais claro para o maior número de pessoas podemos fazer uma analogia com a construção civil. Parece estranha essa comparação, mas quando construímos um prédio tudo é desenhado de uma maneira que ele fique bem estruturado, começando pela sua fundação. Se ela não for bem feita, não adianta ter...

5 de novembro de 2020

Para que o entendimento do trabalho de arquitetura em nuvem fique mais claro para o maior número de pessoas podemos fazer uma analogia com a construção civil. Parece estranha essa comparação, mas quando construímos um prédio tudo é desenhado de uma maneira que ele fique bem estruturado, começando pela sua fundação. Se ela não for bem feita, não adianta ter os melhores materiais na construção. Sem uma base forte, alicerçada, o edifício pode desmoronar.

A arquitetura em nuvem funciona de forma semelhante, para que se construa arquiteturas da melhor forma possível é necessário seguir algumas regras para se ter uma estrutura sólida e não colocar o trabalho a perder.

O AWS Well-Architected tem cinco pilares que ajudam os arquitetos de nuvem a criar infraestruturas seguras, resilientes, eficientes e de alta performance para aplicações e cargas de trabalho.

Conheça os Cinco Pilares:
Excelência operacional — Este pilar se concentra em executar e monitorar sistemas para entregar valor empresarial e melhoria contínua nos processos e procedimentos.
Segurança — Focado em proteger informações e sistemas.
Confiabilidade — Concentra em garantir que uma carga de trabalho execute sua função pretendida corretamente e de modo consistente quando esperado.
Eficiência de performance — Concentra no uso eficiente de recursos de TI e computação.
Otimização de custos — Esse pilar se concentra em evitar custos desnecessários.

Como se pode observar, o AWS Well-Architected Framework ajuda muito o profissional que trabalha com arquitetura de nuvem, pois descreve os principais conceitos, princípios de projeto e melhores práticas arquitetônicas para projetar e executar cargas de trabalho na nuvem.

Fonte: AWS Well-Architected

A Valcann (www.valcann.com.br), parceira de consultoria da Amazon Web Services, tem apoiado as empresas na trajetória para a Nuvem e em como responder adequadamente em momentos como o atual sob a perspectiva de tecnologia. Saiba mais como podemos apoiar a sua empresa, com o Valcann Cloud Migration, solução para Planejamento, execução e otimização de estratégias de migração para a Nuvem, desde a construção da jornada de adoção de Nuvem, plano de execução e migração.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento