a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Tecnologia

A pandemia do Coronavírus e a sua influência na adoção da computação em nuvem

A pandemia do Coronavírus acelerou mudanças no meio corporativo. Muitas delas eram inevitáveis, mas o isolamento social e a quarentena impulsionaram transformações operacionais sistêmicas, por conta do home office. E nada disso seria possível sem a tecnologia de cloud computing. A popularidade da tecnologia na nuvem eclodiu, levando empresas a se adaptarem emergencialmente. A migração para os serviços em nuvem...

30 de outubro de 2020

A pandemia do Coronavírus acelerou mudanças no meio corporativo. Muitas delas eram inevitáveis, mas o isolamento social e a quarentena impulsionaram transformações operacionais sistêmicas, por conta do home office. E nada disso seria possível sem a tecnologia de cloud computing. A popularidade da tecnologia na nuvem eclodiu, levando empresas a se adaptarem emergencialmente.

A migração para os serviços em nuvem foi fundamental, pois agilizou os processos, melhorou as atividades internas e propiciou a redução de custos. Tudo isso facilitou, ainda, o trabalho e a comunicação entre empresas, fornecedores, clientes e colaboradores. Um caminho sem volta, que atingiu profundamente a forma de trabalhar no mundo inteiro.

A arquitetura na nuvem é subdividida em três modelos de serviços: PaaS (Plataforma como Serviço); SaaS (Software como Serviço); e IaaS (Infraestrutura como Serviço). Cada um destes modelos, independentemente do seu nível de abstração, proporciona a diminuição de custos empresariais. Principalmente, os gastos com capital (investimento em ativo fixo). O que era crise, virou oportunidade. Afinal, sem a necessidade de utilização de data centers, houve economia e passou-se a trabalhar diretamente com os serviços disponibilizados na nuvem.

Outro ponto forte evidenciado durante a pandemia foi a praticidade de acesso aos dados, seja através de computadores ou dispositivos móveis. Com apenas uma boa conexão com a internet, foi possível otimizar o uso do tempo. Sobretudo, porque eliminou a demanda por atualização, instalação e manutenção dos servidores, além de não ser necessária a validação de licenças. E os serviços permanecem ativos por 24 horas. Por tudo isso, não há necessidade de manter infraestruturas antigas e obsoletas.

Já com relação à segurança, empresas eficientes e capacitadas são capazes de fornecer ferramentas seguras, com a utilização de criptografia de dados. Os resultados são surpreendentes. Por isso, é tão importante inovar, planejar e fazer um investimento para que haja esta transição de forma tranquila e eficaz.

A Valcann (www.valcann.com.br), parceira de consultoria da Amazon Web Services, tem apoiado as empresas na trajetória para a Nuvem e em como responder adequadamente em momentos como o atual sob a perspectiva de tecnologia. Saiba mais como podemos apoiar a sua empresa, com o Valcann Cloud Migration, solução para Planejamento, execução e otimização de estratégias de migração para a Nuvem, desde a construção da jornada de adoção de Nuvem, plano de execução e migração.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento