Os 11 shoppings localizados nas principais capitais do Nordeste (Salvador, Recife, Fortaleza e Aracaju) são capazes de gerar quase 50 mil empregos diretos. Acompanhando de perto a evolução do varejo, há alguns anos o grupo vem repensando o que será o shopping do futuro e que energia deveria colocar para transformar esse negócio.
Neste contexto o e-commerce surgiu naturalmente como uma força a ser considerada no processo de transformação da jornada de consumo e na construção de novos modelos de negócios para os shopping centers, agora considerando jornadas de relacionamento físicas e digitais, para lojistas e consumidores.
O objetivo deste projeto, foi migrar a estrutura anterior do cliente – baseada em estruturas isoladas de dados com MariaDB – para uma estrutura única e integrada, baseada no Amazon Aurora MySQL.
Descrição do Caso
Este estudo de caso inclui os detalhes relacionados ao projeto de implementação do Amazon Aurora MySQL.
Descrição geral da solução:
O objetivo do presente projeto, foi implementar a camada de banco de dados para a plataforma de e-commerce do Grupo JCPM. Visando garantir escalabilidade, resiliência e segurança, buscou-se estabelecer um ambiente multi tenant, onde cada shopping tivesse seu modelo de dados para consumo da plataforma. Além disso, a plataforma oferece uma integração completa com a infraestrutura de backoffice dos lojistas, por meio de serviços conectados à aplicações externas.
Produtos usados nesta solução:
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Aurora MySQL: Toda a camada de banco de dados do cliente foi migrada para o Aurora MySQL, seguindo as práticas do Well-Architected Framework, alta disponibilidade, segurança e escalabilidade;
Como outros serviços AWS foram integrados nesta solução:
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AWS VPC: No que tange a conectividade, foi provisionada uma VPC com 2 (duas) subnets privadas para dispersão das instâncias no Multi-AZ;
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AWS CloudWatch: O serviço CloudWatch permite fornecer infraestrutura e monitoramento de serviços por meio de painéis e também, alertas de eventos;
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AWS GuardDuty: O serviço GuardDuty é capaz de apoiar o processo de monitoramento, ajudando a fornecer insights ao nosso NOC (Centro de Operações de Rede) sobre como gerenciar ameaças e problemas de segurança.
Problemas e preocupações do cliente que foram superadas:
Com o início da pandemia do coronavírus (COVID-19), o projeto – que inicialmente buscava atender a um shopping e já tinha previsão de expansão – foi acelerado para atender todas as demais unidades de negócio.
O plano era que os lançamentos ocorressem ao longo de 2020, mas, por conta da pandemia, o projeto foi realizado em cerca de dois meses. Com isso, todos os shoppings administrados pela holding do Grupo JCPM, são sete no total, foram incluídos na plataforma até o final de Julho.
A plataforma utilizada hoje pelo grupo tem princípios de escalabilidade, elasticidade e serverless já previstos. O objetivo foi tornar a infraestrutura da aplicação mais desacoplada e independente. Trata-se de um ambiente multi tenant, onde cada shopping tem seu modelo de dados adequado para seu consumo da plataforma. Além disso, a plataforma oferece uma integração completa com a infraestrutura de backoffice dos lojistas.
Para entregar esta conveniência, os serviços AWS são utilizados em quatro frentes da infraestrutura. As aplicações e banco de dados utilizam o Amazon EC2 Auto Scaling. Já o ambiente de monitoramento e automação é gerenciado pelo Amazon CloudWatch. A infraestrutura conta ainda com os serviços Amazon Aurora, AWS Certificate Manager (ACM), AWS CloudFormation, Amazon Elastic File System (EFS), Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e AWS Lambda.
1. Excelência operacional
1.1. Implementação de monitoramento contínuo com CloudWatch;
1.2. Conectividade integrada com alta disponibilizada multi zona (Multi-AZ);
2. Segurança
2.1. Implementação do GuardDuty para monitoramento inteligente de perímetro de infraestruutra;
2.2. Restrição de acesso externo ao ambiente, com segregação entre subnets privadas e públicas para back e front end, respectivamente;
2.3. Acesso ao ambiente da AWS para administração apenas por VPN;
2.4. Encriptação de dados em repouso e em trânsito.
3. Confiabilidade
3.1. Múltiplos nós de instância, possibilitando o balanceamento de operações de leitura e escrita;
3.2. Failover mínimo entre nós;
3.3. Usando o LifeCycle Manager para implementar backups em nível de snapshots.
3.4. Backups automáticos da camada de banco de dados;
4. Excelência em desempenho
4.1. Cálculo da demanda esperada do ambiente para o rightsizing.
5. Otimização de custos
5.1. O ambiente monitorado, com fluxo contínuo de acompanhamento para rightsizing.
Soluções de terceiros utilizadas:
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FreeBSD pfSense: Usado para prover conectividade de VPN entre os administradores;
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Nazar Database Performance: Usado para entrega de administração de performance.
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Hashicorp Vault: Usado para prover controle e segurança de chaves.
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Resultados alcançados:
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Serviço de infraestrutura gerenciada da AWS;
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Serviços gerenciados profissionais fornecidos;
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99,97% de disponibilidade do ambiente;
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Maior desempenho do aplicativo do usuário final;
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Maior eficiência no atendimento e atendimento às demandas operacionais;
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Elasticidade do ambiente;
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Uso da plataforma permitiu aos lojitas manterem suas as vendas mesmo com as lojas físicas fechadas;
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Entrega da plataforma em tempo recorde para os shoppings de Fortaleza, Salvador e Aracaju;
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Redução do tempo de entrega de novos deploys em desenvolvimento;
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Redução do timeline de integração com os lojistas;
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Criação de espaços para doações dirigidas às instituições para iniciativas sociais ligadas ao combate ao COVID-19;
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Aumento de 25% de produtividade;
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Aumento de 5% de uptime da infraestrutura;
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Crescimento de mais de 100 vezes nas vendas online (2020 x 2019).
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Lições aprendidas:
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A implementação de serviços AWS, nos permitiu focar mais nos aspectos de negócios do projeto;
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Embora o planejamento de projetos como esse seja importante, a necessidade de experimentação por parte do cliente mostrou-se fundamental. Neste sentido, o uso da AWS habilita uma rápida prototipação de arquiteturas;
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Usar a estrutura AWS Well Architected como uma referência nos ajuda a deixar claro para o cliente o valor de um bom parceiro de serviço.
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Diagrama de Arquitetura
Sobre o Grupo JCPM
O Grupo JCPM é uma holding com atuação nos setores de Shopping Center, Imobiliário e de Comunicação. Presente hoje em cinco Estados brasileiros (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará e São Paulo) impulsionou a geração de mais de 50 mil empregos. O segmento de shopping é composto por empreendimentos modernos, com projetos arquitetônicos diferenciados e uma carteira montada com 13 centros comerciais.
No segmento Imobiliário, tornou-se referência no desenvolvimento de edifícios de última geração. Em Comunicação, detém o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com TV, jornal impresso, rádio e online.
A partir de 2012, passou a produzir vinho na Quinta Maria Izabel, localizada no Douro, em Portugal.
Reconhecido pela ética adotada nos negócios, pelo elevado padrão de qualidade e com forte conduta sustentável, realiza ações sociais de grande relevância. Em Sergipe, na Serra do Machado, criou há quase 30 anos a Fundação Pedro Paes Mendonça com atendimentos nas áreas de educação, saúde, habitação, acolhimento a idosos e apoio à geração de renda. No entorno dos empreendimentos, atua com Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) que eleva o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos. Assim, o Grupo reforça seu compromisso social com as pessoas.