a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Skip to content
Valcann
  • A Empresa
    • Quem Somos
    • Perguntas Frequentes
    • Carreiras
    • Imprensa
  • O que Oferecemos
    • SOLUÇÕES
      • Aplicações de Negócios
        • SERVIÇOS
          • Implantação e Migração
          • Serviços Gerenciados
          • Modernização
      • CloudOps
        • SERVIÇOS
          • Implantação e Migração
          • Serviços Gerenciados
          • Modernização
      • DevOps & SRE
        • SERVIÇOS
          • Implantação e Migração
          • Serviços Gerenciados
          • Modernização
      • Data & Analytics
        • SERVIÇOS
          • Implantação e Migração
          • Serviços Gerenciados
          • Modernização
      • AI & ML
        • SERVIÇOS
          • Implantação e Migração
          • Serviços Gerenciados
          • Modernização
      • FinOps
        • SERVIÇOS
          • Implantação e Migração
          • Serviços Gerenciados
          • Modernização
  • Indústrias
    • Varejo
    • Manufatura
    • Logística
    • Tecnologia
    • Healthcare
  • Cases
  • Blog
    • Blog
    • Webinars
Entre em Contato
  • Buscar no Site

Cases

JCPM: Integração de Dados e Transformação Digital nos Shoppings do Nordeste – Construindo o Futuro do Varejo Físico e Digital

Os 11 shoppings localizados nas principais capitais do Nordeste (Salvador, Recife, Fortaleza e Aracaju) são capazes de gerar quase 50 mil empregos diretos. Acompanhando de perto a evolução do varejo, há alguns anos o grupo vem repensando o que será o shopping do futuro e que energia deveria colocar para transformar esse negócio. Neste contexto o e-commerce surgiu naturalmente como...

Os 11 shoppings localizados nas principais capitais do Nordeste (Salvador, Recife, Fortaleza e Aracaju) são capazes de gerar quase 50 mil empregos diretos. Acompanhando de perto a evolução do varejo, há alguns anos o grupo vem repensando o que será o shopping do futuro e que energia deveria colocar para transformar esse negócio.

Neste contexto o e-commerce surgiu naturalmente como uma força a ser considerada no processo de transformação da jornada de consumo e na construção de novos modelos de negócios para os shopping centers, agora considerando jornadas de relacionamento físicas e digitais, para lojistas e consumidores.

O objetivo deste projeto, foi migrar a estrutura anterior do cliente – baseada em estruturas isoladas de dados com MariaDB – para uma estrutura única e integrada, baseada no Amazon Aurora MySQL.

Descrição do Caso

O que foi proposto:

Este estudo de caso inclui os detalhes relacionados ao projeto de implementação do Amazon Aurora MySQL.

Descrição geral da solução:

O objetivo do presente projeto, foi implementar a camada de banco de dados para a plataforma de e-commerce do Grupo JCPM. Visando garantir escalabilidade, resiliência e segurança, buscou-se estabelecer um ambiente multi tenant, onde cada shopping tivesse seu modelo de dados para consumo da plataforma. Além disso, a plataforma oferece uma integração completa com a infraestrutura de backoffice dos lojistas, por meio de serviços conectados à aplicações externas.

Produtos usados nesta solução:

  • Aurora MySQL:  Toda a camada de banco de dados do cliente foi migrada para o Aurora MySQL, seguindo as práticas do Well-Architected Framework, alta disponibilidade, segurança e escalabilidade;

Como outros serviços AWS foram integrados nesta solução:

  • AWS VPC: No que tange a conectividade, foi provisionada uma VPC com 2 (duas) subnets privadas para dispersão das instâncias no Multi-AZ;

  • AWS CloudWatch: O serviço CloudWatch permite fornecer infraestrutura e monitoramento de serviços por meio de painéis e também, alertas de eventos;

  • AWS GuardDuty: O serviço GuardDuty é capaz de apoiar o processo de monitoramento, ajudando a fornecer insights ao nosso NOC (Centro de Operações de Rede) sobre como gerenciar ameaças e problemas de segurança.

Problemas e preocupações do cliente que foram superadas:

Com o início da pandemia do coronavírus (COVID-19), o projeto – que inicialmente buscava atender a um shopping e já tinha previsão de expansão – foi acelerado para atender todas as demais unidades de negócio.

O plano era que os lançamentos ocorressem ao longo de 2020, mas, por conta da pandemia, o projeto foi realizado em cerca de dois meses. Com isso, todos os shoppings administrados pela holding do Grupo JCPM, são sete no total, foram incluídos na plataforma até o final de Julho.

A plataforma utilizada hoje pelo grupo tem princípios de escalabilidade, elasticidade e serverless já previstos. O objetivo foi tornar a infraestrutura da aplicação mais desacoplada e independente. Trata-se de um ambiente multi tenant, onde cada shopping tem seu modelo de dados adequado para seu consumo da plataforma. Além disso, a plataforma oferece uma integração completa com a infraestrutura de backoffice dos lojistas.

Para entregar esta conveniência, os serviços AWS são utilizados em quatro frentes da infraestrutura. As aplicações e banco de dados utilizam o Amazon EC2 Auto Scaling. Já o ambiente de monitoramento e automação é gerenciado pelo Amazon CloudWatch. A infraestrutura conta ainda com os serviços Amazon Aurora, AWS Certificate Manager (ACM), AWS CloudFormation, Amazon Elastic File System (EFS), Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e AWS Lambda.

1. Excelência operacional

1.1. Implementação de monitoramento contínuo com CloudWatch;

1.2. Conectividade integrada com alta disponibilizada multi zona (Multi-AZ);

2. Segurança

2.1. Implementação do GuardDuty para monitoramento inteligente de perímetro de infraestruutra;

2.2. Restrição de acesso externo ao ambiente, com segregação entre subnets privadas e públicas para back e front end, respectivamente;

2.3. Acesso ao ambiente da AWS para administração apenas por VPN;

2.4. Encriptação de dados em repouso e em trânsito.

3. Confiabilidade

3.1. Múltiplos nós de instância, possibilitando o balanceamento de operações de leitura e escrita;

3.2. Failover mínimo entre nós;

3.3. Usando o LifeCycle Manager para implementar backups em nível de snapshots.

3.4. Backups automáticos da camada de banco de dados;

4. Excelência em desempenho

4.1. Cálculo da demanda esperada do ambiente para o rightsizing.

5. Otimização de custos

5.1. O ambiente monitorado, com fluxo contínuo de acompanhamento para rightsizing.

Soluções de terceiros utilizadas:

    • FreeBSD pfSense: Usado para prover conectividade de VPN entre os administradores;

    • Nazar Database Performance: Usado para entrega de administração de performance.

    • Hashicorp Vault: Usado para prover controle e segurança de chaves.

Resultados alcançados:

    • Serviço de infraestrutura gerenciada da AWS;

    • Serviços gerenciados profissionais fornecidos;

    • 99,97% de disponibilidade do ambiente;

    • Maior desempenho do aplicativo do usuário final;

    • Maior eficiência no atendimento e atendimento às demandas operacionais;

    • Elasticidade do ambiente;

    • Uso da plataforma permitiu aos lojitas manterem suas as vendas mesmo com as lojas físicas fechadas;

    • Entrega da plataforma em tempo recorde para os shoppings de Fortaleza, Salvador e Aracaju;

    • Redução do tempo de entrega de novos deploys em desenvolvimento;

    • Redução do timeline de integração com os lojistas;

    • Criação de espaços para doações dirigidas às instituições para iniciativas sociais ligadas ao combate ao COVID-19;

    • Aumento de 25% de produtividade;

    • Aumento de 5% de uptime da infraestrutura;

    • Crescimento de mais de 100 vezes nas vendas online (2020 x 2019).

Lições aprendidas:

    • A implementação de serviços AWS, nos permitiu focar mais nos aspectos de negócios do projeto;

    • Embora o planejamento de projetos como esse seja importante, a necessidade de experimentação por parte do cliente mostrou-se fundamental. Neste sentido, o uso da AWS habilita uma rápida prototipação de arquiteturas;

    • Usar a estrutura AWS Well Architected como uma referência nos ajuda a deixar claro para o cliente o valor de um bom parceiro de serviço.

Sobre o Grupo JCPM

O Grupo JCPM é uma holding com atuação nos setores de Shopping Center, Imobiliário e de Comunicação. Presente hoje em cinco Estados brasileiros (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará e São Paulo) impulsionou a geração de mais de 50 mil empregos. O segmento de shopping é composto por empreendimentos modernos, com projetos arquitetônicos diferenciados e uma carteira montada com 13 centros comerciais. 

No segmento Imobiliário, tornou-se referência no desenvolvimento de edifícios de última geração. Em Comunicação, detém o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, com TV, jornal impresso, rádio e online. 

A partir de 2012, passou a produzir vinho na Quinta Maria Izabel, localizada no Douro, em Portugal.

Reconhecido pela ética adotada nos negócios, pelo elevado padrão de qualidade e com forte conduta sustentável, realiza ações sociais de grande relevância. Em Sergipe, na Serra do Machado, criou há quase 30 anos a Fundação Pedro Paes Mendonça com atendimentos nas áreas de educação, saúde, habitação, acolhimento a idosos e apoio à geração de renda. No entorno dos empreendimentos, atua com Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) que eleva o potencial de empregabilidade de jovens de 16 a 24 anos.  Assim, o Grupo reforça seu compromisso social com as pessoas.

« Migração e Inovação na Elfa Medicamentos com a AWS
Ponto da Moda: A Jornada de Migração para a Nuvem e a Expansão do E-commerce (In English) »

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento

Valcann
Fale com nosso Suporte

Valcann | Cloud Intelligence

www.valcann.com.br

+55 (11) 3136-2886

faleconosco@valcann.com.br

Especialistas em Computação em Nuvem.
Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução de qualquer conteúdo deste site, sem a autorização formal de um representante legal da Valcann e suas coligadas. Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail faleconosco@valcann.com.br.

  • A Empresa
    • Quem Somos
    • Perguntas Frequentes
    • Carreiras
    • Imprensa
    • Política de privacidade
  • O que Oferecemos
    • Soluções
      • Aplicações de Negócios
      • CloudOps
      • DevOps & SRE
      • Data & Analytics
      • AI & ML
      • FinOps
  • Indústrias
    • Varejo
    • Manufatura
    • Logística
    • Tecnologia
    • Healthcare
  • Cases
    • Todos os Cases
    • Blog
      • Blog
      • Webinars
  • Contato
    • Canais de Contato
    • Canais de Suporte
Valcann is part of groupelephant.com, a global group of largely employee-owned companies, NPOs and impact investment organisations. The group currently employs more than 3,700 people across 29 operations in 40 countries. These companies are characterised by their strategic incorporation of the philanthropic objective ‘Beyond Corporate Purpose: Elephants, Rhino and People’ into their day-to-day business activities.
1% of our revenue is applied to the protection and preservation of at-risk elephants and rhinos, through a strategy that is based on poverty alleviation. www.erp.ngo