a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Negócios Tecnologia

Migração para nuvem: quais processos envolvem essa mudança?

A migração para a nuvem vem assumindo tamanho protagonismo na digitalização dos processos das empresas que já se tornou quase um sinônimo de transformação digital. E isso não é por acaso, mais do que uma escolha, optar pela nuvem é uma necessidade estratégica para muitas organizações, independentemente do tamanho ou do setor.  Com a promessa de redução de custos, maior...

16 de abril de 2024

A migração para a nuvem vem assumindo tamanho protagonismo na digitalização dos processos das empresas que já se tornou quase um sinônimo de transformação digital. E isso não é por acaso, mais do que uma escolha, optar pela nuvem é uma necessidade estratégica para muitas organizações, independentemente do tamanho ou do setor. 

Com a promessa de redução de custos, maior eficiência e uma escalabilidade, não é surpresa que muitos estejam fazendo essa transição. Mas, você sabe o que realmente envolve esse processo? Quais etapas precisa prever para fazer a migração para nuvem aí na sua empresa?

Vem com a gente!

O que é migração para nuvem?

Antes de qualquer coisa, basicamente, a migração para a nuvem é o processo de transferir dados, aplicações e serviços de sistemas locais para um ambiente de computação em nuvem. 

Isso inclui a movimentação de todos os recursos digitais para um ambiente que promete não só mais segurança mas também maior acessibilidade.

Por que migrar para a nuvem?

É possível que você esteja se perguntando se migrar para a nuvem não é apenas uma questão de seguir tendências. Na verdade, não é. 

Isso porque, as empresas buscam na nuvem uma solução para reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência. Além disso, a flexibilidade oferecida pela nuvem permite que os negócios se adaptem mais rapidamente às mudanças de mercado, um benefício inestimável na era digital.

Primeiros passos: avaliação e planejamento

Antes de mergulhar na migração, é crucial realizar uma avaliação detalhada. Isso ajuda a entender quais partes da sua infraestrutura podem ser movidas com eficiência. 

Além disso, um bom planejamento ajuda a identificar os recursos necessários e as etapas a serem seguidas, reduzindo riscos e garantindo uma transição suave.

A execução: migração e modernização

Uma vez que o planejamento está pronto, começa o verdadeiro trabalho. A migração pode ser direta, mas muitas vezes envolve a modernização de aplicações para aproveitar as capacidades da nuvem. 

Este passo é crucial para desbloquear todo o potencial que a nuvem oferece para o seu negócio.

Desafios da migração

Apesar dos muitos benefícios, a migração para a nuvem vem com seu conjunto de desafios. Questões de segurança, conformidade regulatória e interrupções operacionais são apenas alguns dos obstáculos que podem surgir. 

Portanto, é essencial estar preparado e possivelmente contar com o apoio de especialistas em migração.

Conte com as ferramentas certas

Buscar as soluções que melhor atendam as necessidades da sua organização é um ponto chave na hora de fazer a migração para a nuvem. Quando falamos em ERP, por exemplo, o RISE With SAP é um recurso que permite uma migração segura e facilitada. 

A plataforma conta com inteligência incorporada e tecnologias avançadas para gerar insights em tempo real. Ou seja, você tem dados transacionais e analíticos em um único sistema, contribuindo para a tomada de decisões por meio de simulações e recomendações do próprio aplicativo.

Além disso, o RISE With SAP foi pensado para suavizar a migração para as suas equipes, oferecendo uma experiência de usuário aprimorada. Para se ter uma ideia, é possível automatizar tarefas repetitivas e, com auxílio de recursos como IA e machine learning, a plataforma permite a aprendizagem com os dados históricos e exceções para prever e otimizar a tomada de decisões.

Conte com os parceiros certos

Com a Valcann, consultoria de computação em nuvem, incorporada à EPI-USE Brasil em 2023, conseguimos incorporar todo o ciclo de vida da tecnologia para negócios das empresas. Dessa forma, conseguimos acelerar a transformação digital e diminuir a concorrência de empresas em diversos setores e indústrias.

+Reveja o evento de tendências de tecnologia para 2024 com a Valcann!

Agora, fica a pergunta: sua empresa está pronta para fazer essa transição? Lembre-se, uma migração bem-sucedida começa com um bom planejamento e uma clara compreensão dos seus objetivos e necessidades. 

Se precisar de ajuda, entre em contato com nossos consultores especializados.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento