a member of groupelephant.com
beyond corporate purpose
Institucional

História da Valcann

Em 2014, Carlos Diego Cavalcanti concluia seu mestrado em Ciências da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Naquela oportunidade, se aprofundava na pesquisa e desenvolvimento de uma nova tecnologia de nuvem privada, que despontava no mercado: Openstack. Paralelamente às suas atividades acadêmicas e profissionais, desenvolveu uma oferta de entrega de aplicações de negócios (ERP) baseadas...

6 de março de 2023

Em 2014, Carlos Diego Cavalcanti concluia seu mestrado em Ciências da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Naquela oportunidade, se aprofundava na pesquisa e desenvolvimento de uma nova tecnologia de nuvem privada, que despontava no mercado: Openstack. Paralelamente às suas atividades acadêmicas e profissionais, desenvolveu uma oferta de entrega de aplicações de negócios (ERP) baseadas em SaaS tendo como base o Openstack. Ali nascia a Valcann!

O investimento na camada de hardware era alto e buscar investimento no mercado não era uma opção. Então, entre conversas casuais com seu amigo dos tempos de colégio, Renato Andrade, resolveu convidá-lo a investir no novo negócio. Renato topou e ajudou Diego a financiar o que seria a aquisição da infraestrutura para buscar mais clientes. Na medida em que novos clientes eram captados, cuidar de toda a cadeia se mostrava cada vez mais desafiador. Até que em 2016, resolveram descontinuar toda a infraestrutura baseada em Openstack e focar em outra tecnologia que despontava como sendo a nova tendência: Amazon Web Services (AWS). Deixar de se preocupar com a infraestrutura física ajudou a focar em mais automações e, principalmente, escalabilidade.

Com o aumento da demanda, novos desafios se apresentaram. Diego resolveu buscar dois amigos de trabalho dos tempos de outras empresas para apoiá-lo com a infraestrutura e as aplicações, respectivamente: Bruno Lira e Anderson Souza. A essa altura, pouco mais de uma dezena de clientes já eram atendidos por eles. A demanda passou a aumentar cada vez mais. Naquele momento, a Valcann viu que a automação, até então tratada apenas como um acelerador, seria na verdade a base da sua estratégia de crescimento e passou a investir fortemente nisso. Faltava, porém, alguém que pudesse apoiar Diego nessa iniciativa, até que Renato mencionou um amigo de faculdade que poderia ajudá-los: Deivison Charles.

Àquela altura, os clientes atendidos eram basicamente micro e pequenas empresas. No entanto, em um dado momento, o primeiro projeto em um grande cliente chegou! Para atender a essa nova demanda, era necessário mais uma pessoa no time, do contrário, seria impossível. Tão logo teve a confirmação do fechamento do negócio, Diego sacou o telefone e ligou para um amigo dos tempos de indústria e que se encaixaria perfeitamente no projeto: Leandro Ferreira. Juntos, Diego, Renato, Bruno, Anderson, Deivison e Leandro, formaram a base do que seria a Valcann dali em diante.

O desafio agora seria como escalar o negócio. Com o crescimento vertiginoso do mercado de tecnologia, contratar profissionais para o time se mostrava inviável para uma operação tão pequena e com poucos recursos. Com esse desafio, a Valcann tomou uma decisão: iria na contramão do mercado e todo nosso time seria formado na empresa, sob o lema de que “craque a gente faz em casa”. Diversas ações foram implementadas para intensificar esse direcionamento, como a implementação do programa de estágio, parceria com instituições de ensino superior de tecnologia, entre outras iniciativas. A cada nova turma do programa iniciado em 2018, novos profissionais eram formados e o time ganhava cada vez mais corpo, sempre sob a forte influência de princípios essenciais: obsessão pelo cliente, cientificidade, criatividade e entrega de resultados.

Ao longo desse tempo, cada vez mais clientes foram sendo atendidos. O reconhecimento pela capacidade técnica da Valcann foi se tornando seu maior ativo. Grandes projetos foram implementados, considerando as mais diversas disciplinas da Computação em Nuvem, como a jornada de migração, modernização de aplicações, engenharia de confiabilidade, entre tantas outras. Ademais, a implementação de tecnologias inovadoras como data analytics, blockchain e serverless. Contudo, uma assertiva sempre foi parte da essência da Valcann: “Somos engenheiros. Resolvemos problemas. Simples assim.”

Esse é o DNA da Valcann. Como afirma o manifesto da empresa, esse é seu produto: a inteligência. Inteligência para resolver os mais variados problemas com soluções na nuvem, que garantem segurança, eficiência, organização, estabilidade e até economia. Uma inteligência reconhecida internacionalmente e mais reconhecida ainda por quem trabalha com a gente. Porque, para a Valcann, inteligência é encarar a nuvem como ferramenta. E as relações de compromisso e atenção com os clientes como nossa grande marca.

Valcann. Cloud Intelligence.

Entre em contato e
peça um orçamento agora mesmo.

Solicite um orçamento