Em 2014, Carlos Diego Cavalcanti concluia seu mestrado em Ciências da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Naquela oportunidade, se aprofundava na pesquisa e desenvolvimento de uma nova tecnologia de nuvem privada, que despontava no mercado: Openstack. Paralelamente às suas atividades acadêmicas e profissionais, desenvolveu uma oferta de entrega de aplicações de negócios (ERP) baseadas em SaaS tendo como base o Openstack. Ali nascia a Valcann!
O investimento na camada de hardware era alto e buscar investimento no mercado não era uma opção. Então, entre conversas casuais com seu amigo dos tempos de colégio, Renato Andrade, resolveu convidá-lo a investir no novo negócio. Renato topou e ajudou Diego a financiar o que seria a aquisição da infraestrutura para buscar mais clientes. Na medida em que novos clientes eram captados, cuidar de toda a cadeia se mostrava cada vez mais desafiador. Até que em 2016, resolveram descontinuar toda a infraestrutura baseada em Openstack e focar em outra tecnologia que despontava como sendo a nova tendência: Amazon Web Services (AWS). Deixar de se preocupar com a infraestrutura física ajudou a focar em mais automações e, principalmente, escalabilidade.
Com o aumento da demanda, novos desafios se apresentaram. Diego resolveu buscar dois amigos de trabalho dos tempos de outras empresas para apoiá-lo com a infraestrutura e as aplicações, respectivamente: Bruno Lira e Anderson Souza. A essa altura, pouco mais de uma dezena de clientes já eram atendidos por eles. A demanda passou a aumentar cada vez mais. Naquele momento, a Valcann viu que a automação, até então tratada apenas como um acelerador, seria na verdade a base da sua estratégia de crescimento e passou a investir fortemente nisso. Faltava, porém, alguém que pudesse apoiar Diego nessa iniciativa, até que Renato mencionou um amigo de faculdade que poderia ajudá-los: Deivison Charles.
Àquela altura, os clientes atendidos eram basicamente micro e pequenas empresas. No entanto, em um dado momento, o primeiro projeto em um grande cliente chegou! Para atender a essa nova demanda, era necessário mais uma pessoa no time, do contrário, seria impossível. Tão logo teve a confirmação do fechamento do negócio, Diego sacou o telefone e ligou para um amigo dos tempos de indústria e que se encaixaria perfeitamente no projeto: Leandro Ferreira. Juntos, Diego, Renato, Bruno, Anderson, Deivison e Leandro, formaram a base do que seria a Valcann dali em diante.
O desafio agora seria como escalar o negócio. Com o crescimento vertiginoso do mercado de tecnologia, contratar profissionais para o time se mostrava inviável para uma operação tão pequena e com poucos recursos. Com esse desafio, a Valcann tomou uma decisão: iria na contramão do mercado e todo nosso time seria formado na empresa, sob o lema de que “craque a gente faz em casa”. Diversas ações foram implementadas para intensificar esse direcionamento, como a implementação do programa de estágio, parceria com instituições de ensino superior de tecnologia, entre outras iniciativas. A cada nova turma do programa iniciado em 2018, novos profissionais eram formados e o time ganhava cada vez mais corpo, sempre sob a forte influência de princípios essenciais: obsessão pelo cliente, cientificidade, criatividade e entrega de resultados.
Ao longo desse tempo, cada vez mais clientes foram sendo atendidos. O reconhecimento pela capacidade técnica da Valcann foi se tornando seu maior ativo. Grandes projetos foram implementados, considerando as mais diversas disciplinas da Computação em Nuvem, como a jornada de migração, modernização de aplicações, engenharia de confiabilidade, entre tantas outras. Ademais, a implementação de tecnologias inovadoras como data analytics, blockchain e serverless. Contudo, uma assertiva sempre foi parte da essência da Valcann: “Somos engenheiros. Resolvemos problemas. Simples assim.”
Esse é o DNA da Valcann. Como afirma o manifesto da empresa, esse é seu produto: a inteligência. Inteligência para resolver os mais variados problemas com soluções na nuvem, que garantem segurança, eficiência, organização, estabilidade e até economia. Uma inteligência reconhecida internacionalmente e mais reconhecida ainda por quem trabalha com a gente. Porque, para a Valcann, inteligência é encarar a nuvem como ferramenta. E as relações de compromisso e atenção com os clientes como nossa grande marca.
Valcann. Cloud Intelligence.